terça-feira, 19 de julho de 2016

COLUNA - VIAGEM E ESTILO - JÁ TENHO PASSAPORTE, E AGORA? Por Dilma Resende




          COMO COMEÇAR A PENSAR O VISTO AMERICANO

          Os Estados Unidos são um país bem rigoroso na concessão de visto e infelizmente não há um critério. Você deve se preparar portando os documentos no ato da entrevista e diga somente a verdade. Ele são treinados para lerem expressões corporais: se você mentir, eles provavelmente saberão.
Se seu passaporte está ok (válido para os próximos 6 meses), vamos seguir os seguintes passos:

        1. Acessar o site  https://ceac.state.gov/genniv/ para preencher o formulário DS-160 (em inglês  e obrigatório) com a finalidade de descrever seus dados e enviar para o Consulado Americano. Cada solicitante deverá preencher um formulário através do site e escolher o Consulado onde deseja ser entrevistado.

        Ao clicar em “Start an Application” você será direcionado à próxima página e deverá inserir a “resposta secreta”. Anote esta informação bem como o número de identificação (Application ID) de seu formulário. A cada página preenchida clique em “SAVE” e se quiser parar e retornar noutro momento, poderá fazê-lo, porém será perguntado sobre sua “resposta secreta”.

        2. Após o preenchimento do DS-160 deverá ser efetuado o pagamento de U$160 (cento e sessenta dólares por solicitante e não reembolsáveis). Você só poderá agendar a entrevista após a confirmação do pagamento. Se o fizer pelo cartão de Crédito receberá a confirmação imediata e automaticamente, então será direcionado para a página de agendamento. Se pagar com boleto deverá aguardar 3 dias para esta confirmação.

         3. Realizado estes 2 passos bem importantes, é o momento de agendar o atendimento no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto), que é local onde os solicitantes comparecem para tirar a foto, fazer biometria e confirmar o endereço da entrega do passaporte. Depois do CASV compareça o Consulado Americano para a entrevista (agendada). Os agendamentos serão feitos através do site: https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv

           4. No ato da entrevista alguns documentos serão pedidos e como eu disse antes, não tem padrão ou critério para a concessão do visto. O agente te fará algumas perguntas rápidas e dará o resultado na hora. VISTO CONCEDIDO ou VISTO NEGADO. Se negado não há argumentação. A decisão do agente será baseada no seu perfil e no que ele considera ser as suas intenções ao visitar os EUA, por isso reforço na importância de comprovar vínculos no Brasil.

           Check List para a entrevista:

           O visto de turista ou negócios é o B1/B2 e no ato do atendimento no CASV você deverá ter em mãos os seguintes documentos:
1.    Passaporte (valido para os próximos 6 meses);
2.    página de confirmação do preenchimento do formulário DS-160;
3.    Pagina de confirmação do agendamento e documentos pessoais. A foto é feita na hora.

         Alguns documentos são recomendados que você tenha em mãos no ato da entrevista, pois poderão ser pedidos ou não. Leve por segurança:
1.    Imposto de Renda,
2.    Extratos bancários (últimos 3 meses),
3.    Contra cheques (3 meses),
4.    Certidão de Casamento,
5.    Declaração de Faculdade,
6.    e o que mais você achar que ilustra e confirma seu vínculo no Brasil e possa comprovar seus rendimentos.

         Caso sua viagem seja patrocinada e você não tenha comprovação de renda suficiente, sugiro levar os documentos do patrocinador.

          A concessão do visto é uma faculdade e não uma obrigação. Por isso, seja gentil e responda com sinceridade as perguntas, que geralmente são sempre simples: idade, renda, profissão, salario, profissão dos pais, seu destino, motivo e quem esta pagando sua viagem. Importante é manter a calma,  dar respostas curtas e objetivas, não gesticule muito e nem olhe para os lados, mostre apenas o documento que for pedido.
Boa sorte e provavelmente você sairá da entrevista com o visto concedido!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário que responderemos com alegria!