terça-feira, 12 de julho de 2016

COLUNA - ESTILO E VIAGEM - LUA DE MEL, QUANDO COMEÇAR A PLANEJAR? Por Dilma Resende


         
Se a sua ideia de Lua de Mel é uma viagem Internacional (ou não), comece a planejar. A primeira coisa a ser verificada é: os documentos estão em dia? Passaporte, visto, vacinas.... Ao contrário do que todos imagina, muitas pessoas não tem e não sabem por onde começar.

          Viajar é maravilhoso! Mas, preparar uma viagem requer cuidados especiais para que tudo dê certo e nada tire o prazer do seu passeio ou venha produzir stress desnecessário. Por isso, neste post, vou começar com preparativos importantes para qualquer viagem.

          Alguns pontos devem ser pensados com bastante antecedência. Eu recomendo sempre que uma viagem maior, como a internacional, deve ser programada com pelo menos 10 meses de antecedência. Com este prazo, haverá tempo necessário para você organizar todos os detalhes e viajar com tranquilidade. Também é importante saber o clima do local na época da viagem, pois facilita na hora de arrumar a mala e planejar o roteiro.

          Para uma viagem internacional será necessário passaporte, visto (para alguns países), moeda estrangeira suficiente para o período, seguro viagem (obrigatório), hospedagem, roteiro preparado e algumas dicas úteis, principalmente quando é a primeira vez no local.

          O primeiro item a ser pensado, sem dúvidas, é o passaporte. Ele é a principal identidade de qualquer pessoa em viagem ao exterior, com exceção dos países da América do Sul (menos as Guianas). Em função do Tratado do Mercosul, é possível viajar portando apenas a IDENTIDADE (CNH não vale), desde que em bom estado e com foto identificável. 

           Algumas fronteiras, como a Argentina por exemplo, exige que a identidade tenha pelo menos 10 anos de validade. De certa forma, o viajante fica a mercê do atendimento dos funcionários. Como nossa meta é viajar sem stress, sugiro levar o passaporte por via das dúvidas.
  
          Como o passaporte é um documento muito importante, vale conhecer ou relembrar suas regras. Acho sempre bom reforçar esse ponto, pois já vi muitas pessoas se desesperarem por não prestarem atenção em detalhes importantes.

       Para solicitar ou renovar seu passaporte, é necessário acessar o site da Polícia Federal, preencher o formulário de solicitação e gerar a GRU (boleto). O valor atual da GRU é de R$257,25.

      Após o pagamento, fazer o agendamento no local indicado para apresentar os documentos (originais e cópias).
No ato da entrevista, você deverá apresentar identidade com validade e em bom estado (CNH e do órgão profissional são admitidas), seu passaporte anterior, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento ou Casamento com as devidas averbações se houve mudança no nome, Título de Eleitor e quitação eleitoral, quitação do serviço militar, GRU paga e CPF.

         O prazo de entrega do mesmo, após a entrevista, é de 6 dias e valerá por 10 anos (exceto para menores).
 Os países da Europa dispensam o visto de entrada, mas países como os EUA é obrigatório.

      Além disso, em toda viagem internacional é necessário apresentação do seguro viagem, de pelo menos 30 mil euros. Custa em média R$200,00 e pode ser feito em qualquer seguradora. Alguns países ainda exigem peculiaridades como vacinas e apresentação de formulários extras. Veremos caso a caso nos nossos roteiros.


Se quiser saber mais sobre dicas para viagem, visite meu blog, AQUI





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário que responderemos com alegria!